Sérgio (último da esquerda para a direita) – Foto autorizada para publicação

Em funcionamento há pouco mais de dois meses, a Comunidade Vida Nova tem mudado a vida de alguns usuários de drogas. O idealizador do projeto é um ex-viciado, Sérgio do Gás, internado 11 vezes para tratamento de dependência química, mas que há mais de um ano não usa entorpecentes. “O que me motivou a elaborar este projeto foi o meu próprio sofrimento, e a possibilidade de ajudar essas pessoas a se libertar do vício” – Relatou Sérgio ao Portal Ubatã Notícias.

A Comunidade funciona num sítio próximo à Usina do Funil, e atende a 12 pacientes. Durante o dia, os internos têm de cumprir uma série de tarefas, como alimentar porcos, cabras, cuidar do plantio de algumas verduras e frutas, bem como participar de momentos de oração e terapia de grupo.

A Nossa Redação colheu depoimentos de alguns internos, e o que chamou atenção foi que todos enfatizaram que estavam ali para mudar suas vidas. Ressaltaram, também, que conviviam no sítio como uma família, tratando todos com respeito e buscando a melhor forma de ajudar o próximo.

Seja pela intensidade das histórias ou pela esperança de sair do mundo das drogas, os depoimentos de alguns internos impressionaram a nossa equipe. “Eu espero sair daqui de cabeça erguida, eu tenho uma filha linda e quero dar um futuro bom para ela, fiz a minha família sofrer demais” – disse Fabrício, um dos pacientes da comunidade.

Ainda que o Projeto desenvolvido por Sérgio não seja capaz de recuperar todos os internos, não se pode negar que é uma bela iniciativa, pois além de prestar um serviço negligenciado muitas vezes pelo poder público, é uma prova cabal de que é possível, sim, devolver à sociedade pessoas recuperadas de vícios e da criminalidade. É normal que grande parte das pessoas veja ex-dependentes químicos com desconfiança, no entanto é preciso dar a eles uma nova oportunidade.

O projeto pretende atender, a médio prazo, 40 pessoas. A Comunidade Vida Nova funciona com o auxílio de doações, e você pode contribuir também com esta excelente iniciativa. Entre em contato com Sérgio pelo telefone 73-88618287; 73-88175580, e doe alimentos, roupas, livros, colchões, cobertores, etc. Você pode fazer a diferença!