A enquete disponibilizada aos internautas Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de Ubatã? os deixou atiçados e tornou-se uma febre nos últimos dias. Simpatizantes de pré candidatos correram atrás de votos. Parecia que as eleições tinham começado. É o fervor das eleições municipais e a ânsia de mudança do povo ubatense. Parabéns pela iniciativa.

Quero agradecer ao Blog pela inclusão do meu nome e aos internautas que deram este voto de confiança. É muito importante manifestações deste tipo onde vários nomes foram colocados e outros aparecerão para fazer parte do jogo político. Isto é Democracia. Sistema em que as pessoas podem participar da vida política, possuindo liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões. É bom que apareçam mais ubatenses, digo ubatenses, querendo ser prefeito ou vereador da nossa querida cidade.

A política é o jogo dos adultos, um jogo de extrema seriedade. Entra-se no jogo da política, participando dele, e o momento da participação é a eleição. A culpa do sucesso ou o desastre da administração de Ubatã é exclusivamente nossa. Voto é coisa que não se deve brincar.

A política é o campo onde as decisões fundamentais de uma sociedade, que afetam as vidas das famílias e dos indivíduos, são tomadas. É um setor de atividades onde sacrifícios são feitos, decisões que afetam gerações são tomadas, e onde as possibilidades de progresso pessoal político, a garantia dos direitos, o exercício da liberdade e os valores individuais e coletivos se realizam.

Mas, a política e as eleições são também animadas pelo espírito lúdico dos seus protagonistas e participantes. Tem torcidas, analistas, comentários, desencadeia emoções forte e intensas. Arranca dos seus participantes o melhor que tem para dar, e muitas vezes o pior…

Concorrer numa eleição não é uma decisão que se deve tomar por insistência de outros, por mera ambição ou mesmo por surto de vaidade e otimismo. É uma decisão que supõe madura reflexão e profunda sinceridade. Para administra bem uma cidade é necessário combinar a pessoa certa para a função certa, no momento certo.

Wesley Faustino. Pós graduado em Gestão Pública Municipal e em Gestão Ambiental e Assessor Especial da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia. [email protected]