Rua do Bairro São Raimundo

De acordo com o G1, neste ano a quantidade de furtos a residências subiu 5% em todo o país. Essa realidade também pode ser notada em Ubatã, uma vez que quase diariamente uma casa é furtada na cidade.

O bairro preferencial dos marginais é o São Raimundo, onde fica localizado, entre outras coisas, a FM Ubatã, o Hospital Municipal e o Estádio da cidade. A preferência por tal bairro pode ser explicada, principalmente, por três fatores: bairro de classe média; ruas com movimento reduzido; pouco policiamento.

Poucas pessoas nas ruas

A escalada do número de furtos tem preocupado os moradores do bairro, fazendo com que muitos instalem cercas elétricas em suas casas. No entanto, por se tratar de um serviço relativamente caro, muitas casas ficam desprotegidas.

Os “nóias”, como são conhecidos os usuários de crack, adentram as residências do bairro, sobretudo, na madrugada, e furtam tudo que acham pela frente, celulares, roupas e até caqueiros. Uma curiosidade infeliz é que a maioria absoluta dos moradores prejudicados não presta queixa. Tal atitude contribui, ainda mais, para a o aumento dos furtos e também da impunidade.

Os moradores do São Raimundo, que antes conviviam com a singular tranquilidade do bairro, hoje temem ter suas casas furtadas por marginais. A curto prazo, o problema pode ser resolvido com o aumento do efetivo policial não só neste bairro, mas em toda a cidade. É importante frisar que o bairro tem número elevado de furtos, não de assaltos.