Estudantes da rede estadual de ensino que não confirmarem a matrícula até a próxima quinta-feira, 30, podem perder a vaga para estudar em 2011. Este ano, o processo de renovação está informatizado e basta levar documento de identificação à escola onde o estudante está matriculado para assinar o termo de renovação.

A diretora da Escola Estadual Getúlio Vargas, Cristina Resende, diz que até ontem uma minoria de responsáveis havia comparecido para realizar o processo. “Estamos preocupados, porque, com a informatização, as vagas não confirmadas serão lançadas no sistema como livres”, alertou a diretora.

Entre as pessoas que deixaram para a última semana – a renovação está disponível desde o início do mês –, está Margarida Enedina da Silva, 52, avó de Mateus Oliveira Morais, 12 anos. Ontem pela manhã ela foi ao Getúlio Vargas para garantir a vaga do neto que passou para o 9º ano do ensino fundamental. “Não deu para vir antes, por falta de tempo e tive que vir hoje porque quarta vamos viajar”, contou.

Segundo a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), 4,5 mil profissionais estão envolvidos no processo da matrícula 2011. As escolas situadas “em localidades remotas, onde ainda não é possível se instalar internet segura” não contarão com o processo informatizado.

Documentação – Para quem ainda busca vaga em escola estadual, é preciso ficar atento ao calendário da SEC e também aos documentos exigidos para a matrícula dos novos alunos. É necessário levar original do histórico escolar ou atestado de escolaridade; original e cópia da certidão de registro civil ou cédula de identidade; original e cópia do comprovante de residência – conta de água ou luz –; carteira do SalvadorCard para escolas do município de Salvador e duas fotos 3×4 recentes. Para a educação profissional são exigidos original e cópia.

Calendário:

Até dia 30/12 – Renovação para alunos que ficarão na mesma escola

Dias 18 e 19/01 – Transferência de concluintes: para os estudantes que cursam da 4ª a 8ª séries (5º ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual cujas escolas não ofereçam a série subsequente


Dias 20 e 21/ 01 – Transferência para alunos que desejam mudar de unidade escolar

Dias 24 e 25/01 – Matrícula para estudantes candidatos à rede pública estadual de ensino fundamental


Dias 26 e 27/01 – Para os candidatos à vagas da rede estadual no ensino médio
Fonte: A Tarde On Line