O Grupo Canoatan foi fundado em 1º de janeiro do ano de 1981, por jovens estudantes dotados de muitos talentos artísticos e dispostos a fazerem artes. Fruto da Igreja Católica de Ubatã, o Canoatan é uma entidade sem fins lucrativos criada no Projeto de Lei nº 02/92. Foi grande incentivador e precursor das artes cênicas em palcos, ruas e praças de Ubatã, onde realizavam festivais que revelavam novos talentos e promoviam a Semana da Cultura, mobilizando todos os grupos teatrais da cidade e da região.

O grande ápice do grupo foi uma apresentação no Teatro Municipal de Ilhéus em 1986, palco de grandes estrelas do teatro e da televisão.

Devido à falta de apoio por parte do poder público e da ausência de uma política cultural, o Canoatan, em busca de novas oportunidades, decidiu alçar vôos em outra cidade, partindo para Brasília em 10 de outubro de 2000 onde subsiste trabalhando e fazendo arte por vocação.

Atualmente o grupo possui um site de relacionamento (Orkut) por onde mantém viva a sua história e os laços de amizades, utilizando–o para informações, datas importantes, homenagens a pessoas que fizeram e que ainda fazem arte na cidade.

Fonte: Notícias de Ubatã