Câmara vai investigar empréstimos consignados

Os vereadores ibirataenses de oposição Elmar Lopes (PMDB), Caio Pina (PP), Gilton Oliveira Bastos (PMDB), o Brocoió, e Antônio Santos de Jesus (PMDB), o Peruca, deram entrada ontem (17), na Câmara de Vereadores de Ibirataia, num requerimento solicitando a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar os empréstimos consignados da Prefeitura de Ibirataia.

A gestão do prefeito de Ibirataia Jorge Fair (DEM) vem, segundo os vereadores, efetuando descontos nos salários dos servidores públicos municipais desde 2007 e não vem repassando os valores para a financeira. Com isso, os funcionários recebem cartas de cobrança e vivem sob o temor de terem seus nomes incluídos nos órgão de proteção ao crédito. “Retenção dolosa e crime de improbidade”, dispara a oposição.

O requerimento da CEI foi aprovado, e vai investigar as supostas irregularidades e/ou ilegalidades relacionados ao contrato ou convênios junto aos bancos de consignação. A CEI pretende, ainda, solicitar documentos, fazer oitivas de testemunhas, acareações periciais e quebra de sigilos bancário, fiscal e eletrônico, sem ferir os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório.

Redação Ubatã Notícias