Assembleia começa às 9h desta terça-feira

Do Pimenta

Uma assembleia às 9 horas desta terça-feira, 5, na Secretaria da Educação (SEC), em Salvador, pode encerrar ou não a greve de 55 dias dos professores estaduais. Na manhã de segunda, o governador Jaques Wagner acenou com o pagamento aos licenciados de parcelas de 7% em novembro deste ano e abril de 2013, como progressão na carreira.

O governo diz que os percentuais representarão ganhos entre 22% e 26%. Com essa proposta, o governo antecipa investimentos que seriam aplicados nos reajustes de 3% e 4%, que seriam concedidos em 2013 e 2014.

“Estamos fazendo um grande esforço para, juntamente com os professores, evitar a perda do ano letivo. Haverá por parte do Estado a antecipação de um grande volume de recursos”, explicou Wagner. Para efetivar a proposta financeira será enviado um novo projeto de lei para a Assembleia Legislativa e revogada a Lei nº 12.364.

O coordenador-geral da APLB/Sindicato comemorou a apresentação da proposta e a reabertura de diálogo entre o governo e a categoria. “Houve avanços porque o governo dizia que não negociava com os professores em greve”, afirmou em entrevista, ressaltando que aguarda a apresentação oficial da proposta.