Atraso completa 05 dias

Os pacientes que realizam o Tratamento Fora do Domicilio (TFD) estão tiririca da vida com a Prefeitura de Ubatã, isso porque o executivo municipal tem do dia 1º até o dia 10 para realizar o repasse, em cheque, dos valores que cabe a cada paciente para, mas até agora, cinco dias após o prazo, o que se viu foram trololós.

TFD é um instrumento legal que visa a garantir, por meio do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município. No caso ubatense, há pelo menos setenta pacientes que recebem o benefício, que serve como uma ajuda de custo para cobrir gastos com passagens e alimentação.

“Esses atrasos não podem acontecer, pois muita gente não tem dinheiro para cobrir os gastos da viagem, alimentação e às vezes até estadia. Há pacientes de oncologia, hemodiálise de anemia a falciforme, doenças graves”, reclama um filha de paciente. O valor repassado varia conforme o local do tratamento.

ASSESSORIA DIZ QUE REPASSES DO TFD DEVEM SAIR DIA 20

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura, contatada via e-mail pelo Ubatã Notícias, reconheceu o atraso nos repasses de TFD e atribuiu o fator ao bloqueio de quase R$ 200mil reais no FPM do município. Ainda de acordo com a assessoria, os repasses devem regularizados até o dia 20 de junho.

Redação Ubatã Notícias