Juquinha das Neves é preso na operação Trem Pagador (Foto Isto É)

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira (5) o ex-presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, José Francisco das Neves, mais conhecido como Juquinha, acusado de lavagem de dinheiro. Ele e outras três pessoas são investigadas por conta da obra Ferrovia Norte-Sul, no trecho entre Goiás e Tocantins, que apresenta sobrepreço de mais de R$ 120 milhões.

Juquinha foi preso na casa em que mora em Alphaville, em Goiânia, mesmo local onde foi detido o bicheiro Carlinhos Cachoeira. As investigações da Operação Trem Pagador apontam para uma possível ocultação e dissimulação da origem de dinheiro e bens imóveis, rurais e urbanos, adquiridos no nome do ex-presidente da Valec e sua família, com recursos obtidos ilegalmente durante sua gestão.

No total, serão cumpridos quatro mandados de prisão temporária, sete mandados de condução coercitiva, 14 mandados de busca e apreensão e sequestro de 15 bens imóveis em seis municípios de Goiás e duas cidades de São Paulo. Juquinha comandou a Valec até 2011, quando foi demitido após denúncias de irregularidades no Ministério dos Transportes.