Instituto Sócio Estatística, de Agenor Gasparetto nunca errou um resultado final de eleição em Ubatã

A pedido do Ubatã Notícias, o Instituto Sócio Estatística, do renomado sociólogo Agenor Gasparetto, realizou no último dia 21 de julho uma pesquisa para aferir a intenção de voto do eleitorado ubatense. A pesquisa foi realizada em vinte e uma localidades da cidade e ouviu 411 eleitores ubatenses.

A metodologia utilizada pelo Instituto Sócio Estatística, a exemplo do Ibope, é a pesquisa por amostragem, quantitativa, que consiste na realização de entrevista pessoais, mediante aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa da população objeto de pesquisa.

Alguns questionam, equivocadamente, a quantidade de eleitores ouvidos pela pesquisa. Ora, nas últimas eleições para presidente o Ibope ouvia, para aferir a intenção de voto, cerca de 1.200 pessoas em todo o Brasil. Ou seja, questionar a quantidade de eleitores entrevistados não possui qualquer fundamentação.

O Instituto Sócio Estatística é o mais conceituado do sul da Bahia e, portanto, é leviano sequer discutir a possibilidade de manipulação de pesquisa. O resultado ainda nem foi divulgado e já causa polêmica entre partidários. Vale lembrar que o Instituto é quem mais realiza pesquisa em Ubatã nas últimas quatro eleições, e não errou sequer um resultado final. Divulgação da pesquisa é na segunda (30).

Redação Ubatã Notícias