Audiência
Ubatã FM
Publicidade




Ubatã: Preservação de espécies nativas da Mata Atlântica é destaque nacional

Sandó (localizado em Ubatã) mede 56m de altura e 7,6 de circunferência

Do Pimenta na Muqueca

O trabalho de preservação do jequitibá no sul da Bahia foi mostrado no programa Globo Rural, da Rede Globo. Equipe de reportagem da emissora visitou fazendas em Ipiaú e Ubatã, onde a Ceplac e o Instituto Cabruca fizeram cadastro das árvores, etapa inicial de georreferenciamento das plantas nativas da região.

O trabalho busca preservar espécies nativas da Mata Atlântica ameaçadas de extinção. “Além da sua importância para a lavoura, porque consegue compensar a falta de chuva, [o jequitibá] recicla nutrientes e contribui com matéria orgânica, as árvores da cabruca podem agregar valor à produção quando se observa a roça como um espaço produtivo”, afirma Durval Libânio, do Instituto Cabruca.

Os idealizadores do projeto também buscam tornar o trabalho referência para a tentativa de tornar o jequitibá patrimônio natural, cultura e paisagístico do sul da Bahia. Nessa linha, a Ceplac, órgão federal da agropecuária, já desenvolve na região cacaueira sul-baiana o projeto Conservação Produtiva.

Ver mais Fotos

1 resposta para “Ubatã: Preservação de espécies nativas da Mata Atlântica é destaque nacional”

  • MARCIO FARIAS says:

    FATO RARO NA MINHA CIDADE SAIR NA MIDIA, NOTICIAS BOAS DA MINHA CIDADE, ESTOU EM SÃO PAULO E VEJO O NOME DE UBATÃ NA MIDIA NACIONAL PELA QUINTA OU SEXTA VEZ,GLOBO E NATURA EKOS, QUERO PARABENIZAR AO PROPIETÁRIO DO JEQUITIBÁ SANDÓ PELA PRESERVAÇÃO DESTE PATRIMONIO NACIONAL.

Deixe seu comentário