Ibirataia é disparada a cidade que registra a maior queda no número de habitantes nos últimos anos, segundo o IBGE

A população de Ibirataia encolheu mais de uma Barra do Rocha nos últimos 12 anos, conforme estudo divulgado nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em números atualizados, Ibirataia saiu de 24.741 habitantes em 2000 para 17.959 em 2012, uma redução superior a 25%.

Em pouco mais de uma década, a população ibirataense sofreu uma queda de 6.782 habitantes, o que equivale a mais de uma Barra do Rocha, que tem população equivalente a 6.035 habitantes. Nenhuma outra cidade da microrregião sofreu uma queda sequer semelhante. 6782 ibirataenses “sumiram” em 12 anos.

As estimativas populacionais são fundamentais porque, dentre outras coisas, são utilizadas como um dos parâmetros pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na distribuição de Participação de estados e municípios. Aliado a isso, na atual gestão Jorge Fair (DEM), a Prefeitura de Ibirataia é, segundo o Índice Fijan, a mais próxima da falência no estado. O próximo prefeito terá problemas para arrumar a casa.

Redação Ubatã Notícias