Há a hipótese de aumento no preço da gasolina

A presidente da Petrobras, Maria da Graça Foster, não descarta aumento no preço da gasolina ainda em 2012. Segundo a gestora da estatal, a prioridade da empresa é trabalhar pela “convergência” dos preços no mercado nacional e da cotação internacional do barril de petróleo, o que torna impossível precisar quando haverá reajustes no valor do combustível.

“Trabalhamos pela convergência de preços e não há data, dia nem hora para aumento de preços, mas trabalhamos com a convergência. Não posso afirmar (se haverá aumento em 2012) nem que sim e nem que não”, disse a presidente da Petrobras a jornalistas. A hipótese de aumento no valor do combustível ganhou força nesta terça-feira após o governo federal anunciar um plano para reduzir os custos da energia elétrica a partir de 2013.

Essa queda abre espaço para um aumento no preço da gasolina sem afetar fortemente a inflação. O controle do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é um dos principais objetivos da área econômica do governo. A meta para 2012 é 4,5%, podendo variar dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Informações do Terra.