Foto: Carolina Barreto/ Tudo FM 102,5

Do Bahia Notícias

O senador Walter Pinheiro (PT) previu, em entrevista ao programa Acorda Pra Vida da Rede Tudo FM 102,5 , na manhã desta segunda-feira (15), que o processo de licitação da Ponte Salvador Itaparica, parte do projeto Sistema Viário Oeste, deverá ser aberto no começo de 2013. “O processo tem certo nível de demora porque envolve não só as questões ambientais, mas também as áreas do outro lado. Um grande gargalho que estamos discutindo é a travessia, hoje o problema que até interrompe a abertura da licitação é a definição da altura [da ponte]”, justificou o petista em conversa com os apresentadores Uziel Bueno e Evilásio Júnior.

De acordo com o parlamentar, a futura licitação terá caráter internacional, com abertura na bolsa de valores. “Esperamos que já no início de 2013 a gente tenha condição de abrir o processo licitatório e, no final de 2013, terminar o processo de licenças. Há áreas de desapropriação e de preservação ambiental”, explicou o senador. Orçada inicialmente em R$ 7 bilhões, o consórcio formado pelas empresas OAS, Camargo Corrêa e Odebrecht Transportes teve o projeto escolhido pela Secretaria de Planejamento (Seplan).

O governo estadual avalia que as obras da ponte de modelo de Participação Público-Privada (PPP) devem começar em 2014 e terminar em 2018. “A expectativa é que [o financiamento] seja conversado também com o governo federal”, comentou Pinheiro.