Warning: Use of undefined constant HTTP_USER_AGENT - assumed 'HTTP_USER_AGENT' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/ubatanoticias/public_html/wp-content/themes/ubatanoticias/header.php on line 1
UN entrevista Marcos Aurélio – Prefeito eleito de Ibirataia



Audiência
Ubatã FM
Publicidade






UN entrevista Marcos Aurélio – Prefeito eleito de Ibirataia

Marcos Aurélio venceu eleições com 66,68% dos votos válidos

O Ubatã Notícias inicia nesta terça-feira (06) uma série de entrevistas com os prefeitos eleitos da região. Abre a série o prefeito eleito de Ibirataia, Marcos Aurélio (PP), que obteve 7.497 votos no último pleito, e venceu o seu oponente, o prefeiturável Antônio Batista (PSC), com 3.750 votos de vantagem. Já estão agendadas entrevistas com Vera Lúcia (PSC), Ravan Lemos (PSD) e Siméia Queiroz (PSB), respectivamente prefeitos eleitos de Barra do Rocha, Ibirapitanga e Ubatã. Confira a entrevista exclusiva de Marcos Aurélio ao Ubatã Notícias.

UN – Dezessete partidos deram sustentação a sua campanha. Como fazer para agregar as lideranças no governo e não causar insatisfação já no inicio da gestão que se inicia em janeiro de 2013?

MA – Iremos montar uma equipe técnica, escolhendo os melhores para ocupar as secretárias e os cargos comissionados, mas agora estamos fazendo todo o levantamento da máquina pública, avaliando como está a situação do município. Só depois de concluída esta etapa começaremos a escolher os nomes.

UN – As pesquisas eleitorais já sinalizavam e os analistas políticos afirmavam que sua vitória nas urnas seria uma das maiores do sul da Bahia. O senhor pensava da mesma forma ou em algum momento chegou a temer perder a eleição?

MA – Olhe, nossa candidatura nasceu das ruas, do sentimento de mudança que a comunidade de Ibirataia esperava diante de um governo que não atendeu às necessidades básicas da população. Então, durante toda a campanha sentimos nas nossas visitas, em nossos movimentos, sempre novas adesões que nos deixava convictos da vitória.

UN – Assumindo o município em janeiro, quais serão as primeiras medidas adotadas pelo Governo de Marcos Aurélio?

MA – Assumiremos em 2013 e governaremos olhando para o futuro. Temos a noção exata de nossa responsabilidade. Nos próximos dias iremos montar uma equipe de transição e procuraremos o atual prefeito para realizar a transição da forma mais democrática possível. Sobre os problemas de nossa cidade, temos o pé no chão, a clareza de que não resolveremos tudo da noite para o dia. Iremos procurar priorizar a resolução de todos os problemas solucionáveis. Agora iremos arrumar a casa, dar uma maior atenção à zona rural do município, cuidar da iluminação e a limpeza da cidade, além de apresentar uma proposta de reforma administrativa para a prefeitura, que será votada pela Câmara Municipal de Vereadores. Com isso temos o objetivo de formatar o desenho administrativo e os padrões da nova gestão.

UN – O Senhor tem consciência de que herdará uma prefeitura com graves problemas financeiros, classificada com a mais próxima da falência do Estado, com atrasos salariais e de credores. O que fazer para não paralisar a gestão municipal?

MA – Olhe, temos informações extraoficiais do endividamento do município, inclusive temos em mão o relatório Firjan, que aponta Ibirataia como uma das cidades baianas à beira da falência. Então sabemos que aumenta nossa responsabilidade de gerir os recursos da melhor forma possível. Vamos reduzir os custos da máquina pública, combatendo o desperdício e valorizando cada centavo do município. Estamos estudando também a possibilidade de contratação de técnicos que elaborem meios para que o município melhore sua arrecadação.

UN – O Senhor só poderá fazer contratações pontuais. Como dinamizar a economia do município e fazer com ela oferte emprego à população, sobretudo aos jovens?

MA – A Lei de Responsabilidade hoje é muito dura e impede que os gestores públicos gastem mais de 54% da folha com gasto com pessoal. Então hoje Ibirataia, segundo informações, gasta mais do limite prudencial com contratações, o que pode gerar problemas para o gestor. Dessa forma, vamos fazer um levantamento de toda a máquina administrativa para ver a real situação do município. No quesito geração de empregos, vamos usar toda a máquina administrativa para ajudar nossos comerciantes a se regularizarem, para que daí a Prefeitura Municipal comece a comprar no comércio local. Isso sem dúvida vai fazer com que mais dinheiro seja injetado em nossa cidade, fazendo com que nosso comércio cresça, sem falar que é um compromisso meu enquanto prefeito o pagamento rigoroso da folha de pessoal e dos fornecedores. E quantos aos jovens, iremos capacitá-los. Vamos investir maciçamente na formação de nossa juventude, ofertando cursos de capacitação, cursos profissionalizantes. Hoje fazemos uma análise simples em nossa região e detectamos facilmente que o que falta mesmo é mão de obra qualificada para assumir os empregos que estão sendo gerados.

UN – Ibirataia possui inadimplências junto ao governo federal que impossibilita a assinatura de alguns convênios. Já há alguma movimentação para resolver o problema?

MA – Iremos, assim que assumir a Prefeitura, buscar a regularidade de todas as certidões da Prefeitura para que o município esteja apto a receber convênios do Governo Federal e do Governo Estadual. Hoje sem dúvida o maior gargalo de Ibirataia são as dívidas com o INSS. O Governo Federal já sinalizou que será feito um novo parcelamento da dívida. Então vamos procurá-lo e traçar alternativas para um novo parcelamento da dívida  municipal, só daí poderemos afirmar que nossa cidade vai encontrar o equilíbrio financeiro.

UN – Terminada a eleição, a hora agora é do Pragmatismo. Já houve algum contato institucional entre Marcos Aurélio e a gestão Jorge Fair para garantir um processo de transição tranquilo, democrático e republicano?

MA – Iremos nos próximos dias enviar ao Prefeito Municipal os nomes que irão compor a equipe de transição que deverá ser instalada no dia 1º de dezembro. De nossa parte, posso afirmar que o palanque foi desmontado quando acabou a eleição. O momento agora é de pensar na cidade. Não irei fazer cassa às bruxas. Irei, sim, centrar todos meus esforços na solidificação de um projeto que trará de volta para Ibirataia o equilíbrio fiscal, financeiro e colocará nossa cidade de volta nos trilhos do desenvolvimento. Espero que o Prefeito e sua equipe informe todos os dados necessários para que a transição aconteça da melhor forma possível.

UN – O deputado Mário Negromonte, que lhe apoiou na campanha eleitoral, faz parte da Comissão de Orçamento da União. Já foi sinalizada alguma obra para Ibirataia para o próximo ano?

MA – Já procuramos o Ex-Ministro Mário Negromonte e solicitamos a ele e ao Deputado Mário Negromonte Jr emendas no Orçamento da União para que Ibirataia seja comtemplada já no próximo ano com obras do Governo Federal e do Governo Estadual. Não mediremos esforços para buscar recursos para nosso município, inclusive já estamos discutindo com nossa equipe algumas audiências em Brasília nos ministérios do Governo Federal, onde seremos acompanhados do Dep. Mario Negromonte para garantir a liberação desses recursos.

UN – Ibirataia possui, evidentemente, a sede e ainda mais um distrito. O IBGE registrou uma diminuição no número de habitantes do município e, consequentemente, houve queda na arrecadação. Como fazer uma grande administração com um orçamento apertado?

MA – Olhe, não há como fazer uma grande gestão sem recursos. Então a nossa meta é fazer com que os recursos sejam gastos com eficiência. Vamos buscar alternativas para que o município melhore sua arrecadação, inclusive vamos ver a viabilidade com o IBGE de uma correção no Censo de nossa cidade. Agora Ibirataia é  uma cidade com vocação agrícola. Assim, vamos potencializar as vocações de nossa cidade. Entendemos que o município não pode ser dependente exclusivo da Prefeitura. Temos de buscar alternativas para a geração de emprego e renda para aquecer a economia local e trazer, sem dúvidas, melhores condições de vida para nosso povo.

UN – Quais serão as bandeiras do Governo Marcos Aurélio que se inicia em Janeiro?

MA – Nossa bandeira será a da austeridade e da ética. Tenho a real convicção de que eu e Ana [vice-prefeita eleita] não poderemos errar. Então, vamos nos empenhar e dedicar nosso tempo para resolução dos problemas da cidade. Administrar Ibirataia não é papel de um homem ou de uma mulher, mas de toda a comunidade. Só com o empenho dos filhos de Ibirataia, das pessoas que verdadeiramente amam nossa cidade faremos uma excelente gestão que será lembrada, em primeiro lugar, pela valorização da nossa gente.

UN – Já há alguma definição acerca dos Secretários de Governo?

MA – Ainda estamos conversando com os Partidos aliados, com nosso grupo, para ver os melhores nomes para ocupar as secretarias. Agora definição mesmo só a partir da segunda quinzena de dezembro.

UN – Considerações Finais.

MA – Quero agradecer ao Ubatã Noticias que é, sem dúvidas, o maior portal de informações de nossa região. Agradecer a todo o povo de Ibirataia que depositou em Marcos e Ana a confiança de conduzir nosso município pelos próximos 4 anos, e pedir a todos serenidade, compreensão e mais uma vez o apoio para transformarmos nossa cidade, tirando da situação que está e devolvendo a ela um lugar destaque em nossa região. Contamos com o apoio de todo para fazer uma grande gestão.

3 respostas para “UN entrevista Marcos Aurélio – Prefeito eleito de Ibirataia”

  • Espero que lute pelo desenvolvimento da Cidade , trazendo + empregos e industrias para população carente de serviços , + esporte e lazer e + educação e muito conforto na area da saúde para o povo Ibirataiense .
    Sabe porque eu argumento assim ; DURANTE a minha infancia eu Alef só observava uma cidade sonolenta e sem esperança de acordar, por causa da corrupção que ocorria entre os politicos e poderosos que só queriam ter + beneficios para si proprio e não em prol do povo Ibirataeiense.
    Só tenho a dizer cuide bem dessa terra tão sofrida ,pela seca de empregos , oportunidades para os jovens ,assim tera exito no seu mandato , se trouxer beneficios para a população Ibirataiense, cm trabalho e planejamento .

  • edna amaral says:

    oi galera da ubatã fm, peço ajuda de voces, pois estou a proucura do meu pai pois tem mais de 17 anos que eu nao o vejo, gostaria muito de conhecer meus familiares, eles residem em ibirataia o nome do meu pai é EDILSON AMARAL VAZ é filho de PEDRO AMARAL VAZ e CLAUDINA ALVES DE JESUS, mim ajudem por favor! deixo meu contato pois é muito importante pra mim (73)8166-5649.

Deixe seu comentário