Carga Tributária brasileira é uma das maiores do mundo

Do Bahia Notícias

O Brasil arrecada mais impostos e contribuições, tanto federais quanto locais, que a maioria dos países da América Latina com uma carga tributária comparável à de países de primeiro mundo. Enquanto no Brasil a carga tributária é de 32,4% do Produto Interno Bruto (PIB), na média de 15 países analisados na América Latina ela é de 19,4%, ou seja, o país tem uma carga tributária 67% maior.

Os dados são do relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) elaborado em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e o Centro Interamericano de Administrações Tributárias (Ciat) e foram divulgados nesta terça-feira (13).

Na avaliação de Márcio Ferreira Verdi, secretário executivo do Ciat, a carga tributária do Brasil não é alta, diante de suas necessidades de desenvolvimento econômico, mas o país precisa melhorar a qualidade da arrecadação. “É um desafio do governo, principalmente no que diz respeito ao ICMS. Outro ponto é que existe espaço para melhorar a tributação direta, promovendo cada vez mais formalização”, afirmou.