Maracás é uma das cinco cidades baianas que receberão fiscalização da CGU

Maracás é uma das cinco cidades baianas que receberão fiscalização da CGU

Os 60 Municípios que foram sorteados pela Controladoria Geral da União (CGU) na manhã desta segunda-feira, 4 de março, serão alvo de fiscalização do órgão no uso de recursos federais e devem receber um grupo de auditores para examinar as contas da prefeitura. Os auditores também realizam inspeção física nas obras em andamentos de cada Município. Prefeitos corruptos já estão preocupados.

O Programa de Fiscalização da CGU tem como foco Municípios com população de até 500 mil habitantes e busca inibir a corrupção e incentivar uma gestão pública de transparência e qualidade. Entre os principais repasses inspecionados, estão o do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Programa Bolsa Família.

Este ano os municípios baianos que receberão a fiscalização são Maracás, Cipó, Catolândia, Itarantim e Casa Nova. Em 2011 e 2012 os municípios de Aurelino Leal e Itaranti, respectivamente, receberão fiscalização da CGU, que costuma dar muita dor de cabeça aos gestores, quem diria os ex-prefeito de Ubatã, Dai da Caixa (PTB) e de Ibirataia, Jorge Fair (DEM), que juntos possuem mais de R$ 5 milhões bloqueados pela Justiça Federal após a CGU descobrir falcatruas nas gestões.

* Confira lista completa

Redação Ubatã Notícias