Warning: Use of undefined constant HTTP_USER_AGENT - assumed 'HTTP_USER_AGENT' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/ubatanoticias/public_html/wp-content/themes/ubatanoticias/header.php on line 1
Conclave elege novo Papa



Audiência
Ubatã FM
Publicidade






Conclave elege novo Papa

O Papa se chamará Francisco I

O Papa é argentino e se chamará Francisco I

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, é o novo papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Antes de ser escolhido, ele ocupava o cargo de arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998. O nome papal escolhido por Bergoglio é Francisco I, em homenagem a São Francisco de Assis. Representante da linha jesuíta e progressista na Igreja, ele se torna o primeiro pontífice sul-americano. O argentino não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola. Bergoglio nasceu em Buenos Aires e foi nomeado cardeal em 2001 por João Paulo II. Conforme a tradição, o resultado foi anunciado por meio da emissão de uma fumaça artificialmente colorida de branco, pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, por volta de 19h06 locais (15h06 de Brasília). Minutos depois, o cardeal protodiácono, o mais velho dos cardeais diáconos, o francês Jean-Louis Tauran, apareceu na sacada do Palácio Apostólico para saudar os fiéis na Praça São Pedro, nos sete idiomas mais populares dos países católicos. O cardeal disse apenas “irmãos e irmãs” em cada um dos idiomas. Em seguida, Jean-Louis Tauran leu um texto em latim. Só então Jorge Mario Bergoglio apareceu para o público. O religioso faz uma saudação aos milhares de fieis que se reúnem na praça São Pedro e rezou, em italiano, o Pai Nosso e a Ave Maria. (Correio)

1 resposta para “Conclave elege novo Papa”

  • Ricardo says:

    Seja Bem Vindo: há muito ainda por fazer….

    O século era o XI, o jovem Giovanni Bernardone nascido em Assis, Itália, entre 1181 e 1182, passa a ser chamado Francisco. Este, nascido de família rica, acostumado a desfrutar de honrarias militares e os prazeres da vida, como: festas e mordomias burguesas. Participou de várias guerras, pois naquela época era comum.
    Após ser preso e acometido por diversas doenças, o jovem renuncia a todas honrarias militares e passa a usar vestimentas de mendigo, se entregando a oração e ao silêncio. Meditando em uma capela quase destruída pelo abandono, cheio de dúvidas e escuridão, prostrado diante do Crucifixo, enxerga a imagem de Cristo Crucificado, que lhe fala:
    – Francisco, vai e repara minha casa que está em ruína.
    – Senhor, que queres que eu faça?
    – Francisco, não vês que a minha casa está em ruínas? Vai, pois, e restaura-a para mim.
    A partir de então, passa a viver, segundo ele próprio diz: o Evangelho. Com suas pregações conquista vários seguidores, criando então a Fraternidade dos Irmãos Menores. Em busca da aprovação para sua comunidade leiga, o Jovem Francisco, parte para Roma.
    O Papa, na época, Inocêncio III, vivia inquieto devido a um sonho, onde um homem sustentava as colunas da Igreja de Latrão, que ameaçava cair. Ao ouvir Francisco e saber que ele havia reconstruído a capela de São Damião, reconhece nele o homem de seu sonho e aquele que sustentaria a Igreja e a limparia de toda corrupção.
    Inspirado por este cenário, o novo Papa da Igreja Católica, Jorge Mario Bergoglio, escolhe ser chamado de Francisco I. Nada mais adequado, visto que a Igreja se ver as voltas com escândalos de corrupção e pedofilia.
    Que Francisco I, possa guiado pelo Divino Espírito Santo, fazer jus a esse nome que até hoje é exemplo de simplicidade e devoção.

    Ricardo Neto

Deixe seu comentário