Zona

Zona rural do município de Ubatã (Foto: Ubatã Notícias)

O Programa Luz para Todos, lançado em 2003 pelo governo federal beneficiou até o momento cerca de 3 milhões de famílias no país.  Na Bahia são 323 mil residências sem luz – o primeiro no ranking das ligações necessárias, como informa a coordenação no Estado. Segundo matéria publicada no site Bahia Notícias, dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e de distribuidoras nos estados apontam o saldo de 1 milhão de residências sem energia elétrica, de um total de 58,5 milhões de moradias no país, de acordo com o (IBGE).

O Luz para Todos destina-se ao atendimento da população residente no meio rural e localidades com atendimento energético inferior a 50%. A Bahia é o estado que possui a maior população rural do país. Em Ubatã, segundo o vice prefeito, Wesley Faustino (PDT), das 260 famílias cadastradas no município de Ubatã,   176 estão em fase de planejamento e elaboração de projeto  e as 84 restantes dependendo da aprovação do Comitê Gestor Estadual e da disponibilidade de recursos financeiros.

“Muitas famílias se inscreveram pelo município onde sua área está localizada e também pelo município vizinho, causando uma confusão perante à Coelba”, conta Agripino Rodrigues, Diretor da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural. “Vamos juntar os representantes do Programa Luz para Todos e os agricultores ubatenses para analisar caso a caso. O evento será no mês de abril em data e local a ser confirmado”, informa Wesley Faustino que acumula o cargo de vice-prefeito com o de Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Redação Ubatã Notícias