Vice-prefeito representou município em Seminário (Foto: Ubatã Notícias)

Vice-prefeito representou município em Seminário (Foto: Ubatã Notícias)

Promovido pela Comissão Preparatória da 5ª Conferência Nacional, por meio do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/BA), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), aconteceu nesta sexta-feira (15), em Salvador, o Seminário de Mobilização para as conferências das cidades. “O tema dessa conferência é um dos principais motivos para você pensar as políticas públicas de desenvolvimento urbano de maneira única,” explicou o conselheiro André Queiroz.

Sobre a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), texto base da 5ª Conferência, além da apresentação da metodologia e procedimentos que devem ser adotados nas conferências municipais, esclareceram aos presentes, os conselheiros nacionais André Queiroz e Iuri Lima ministraram palestras.

Durante a atividade, houve também a apresentação do vídeo “Cidades Brasileiras: Novos Desafios”, que mostrou a importância de capacitar profissionais e cidadãos capazes de identificar os principais problemas urbanos, tais como infraestrutura social, provisão de moradia digna e mobilidade urbana. O vídeo aponta, ainda, o desigual acesso aos serviços de saneamento básico nas diferentes regiões brasileiras, e como esses desafios podem superados a partir da realização das conferências.

UBATÃ SE PREPARA PARA REALIZAR A II CONFERÊNCIA

A Comissão Preparatória para realização da Conferência Municipal das Cidades, do município de Ubatã – Portaria nº 039, de 22 de fevereiro – marcou para dia 19 de abril a realização a II Conferência das Cidades de Ubatã, conforme Decreto Nº 021, de 8 de março. Presente ao seminário em Salvador, o vice-prefeito Wesley Faustino (PDT), coordenador da Conferência em Ubatã, disse que um especialista em planejamento urbano coordenará as oficinas  temáticas no dia da  Conferência de Ubatã.

Segundo Wesley Faustino, a prefeita Siméia Queiroz (PSB) deu ordens para que a Conferência de Ubatã atenda aos anseios de toda população, principalmente as necessitadas de infraestrutura urbana. “A prefeita quer dar dignidade a população de Ubatã, trazendo obras como casas populares, calçamento, saneamento básico entre outros”, transmite o recado.

Redação Ubatã Notícias