Palestrante destaca benefícios da chegada da FIOL (Foto: Ubatã Notícias)

Palestrante destaca benefícios da chegada da FIOL (Foto: Ubatã Notícias)

Nesta quarta-feira (17), no Centro Comunitário da Igreja Batista, os técnicos da empresa Oikos Consultoria, representantes da Valec Engenharia, empresa responsável pela construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – Fiol – apresentaram para a comunidade de Ubatã, Gongogi, Aurelino Leal e Ubaitaba, os planos Ambiental, de Combate a Incêndio e de Comunicação Social. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Ubatã, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sindicato Rural de Ubatã.

O Capitão Flaneli, do 8º Grupamento de Bombeiro Militar de Jequié, explanou sobre as medidas preventivas para evitar incêndios. “Não joguem restos de cigarros acessos em beiras de estradas, ferrovias ou perto de vegetação. O cigarro mal apagado é um grande causador de incêndios”, frisou. Já o biólogo Paulo Viana deixou clara a preocupação ambiental da empresa com as áreas em que a ferrovia corta, principalmente nesta região, que é de Mata Atlântica. Lembrou que o programa ambiental envolve desde o lixo, ar, fauna e flora e treinamento de pessoal na proteção do meio ambiente.

“A implantação da Fiol trará aumento de emprego e renda na região. São 1.500 km de ferrovia, saindo de Figueiropólis, no Tocantins a Ilhéus, na Bahia, para transportar, principalmente as duas maiores demandas, os grãos do Oeste da Bahia e o minério da região de Caetité”, informou Fernando Cortes da Oikos Consultoria. Além do vice-prefeito Wesley Faustino (PDT), participaram da audiência os vereadores Juliano Silva (PPS) e Carlinhos Diplomata (PR).

* Ver mais Fotos

Redação Ubatã Notícias