Inema

Inema realiza reunião no município nesta quarta-feira

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Ubatã realiza, nesta quarta-feira (24), uma reunião com a Diretoria de Águas do Instituto de Meio Ambiente da Bahia (INEMA), para apresentação do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas. Nesta reunião em Ubatã estarão presentes representantes do Poder Público Executivo, Legislativo e sociedade civil dos municípios de Barra do Rocha, Ibirapitanga, Dario Meira e Gongogi.

A Bacia Hidrográfica do Rio de Contas tem no rio de Contas, seu principal rio, que nasce na Serra da Tromba, entre os municípios de Piatã e Rio de Contas, passa, entre outras, pelas cidades de Abaíra, Jussiape, Dom Basílio, Tanhaçu, Jequié, Jitaúna, Ipiaú, Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba e Aurelino Leal, desaguando no Oceano Atlântico, em Itacaré.

A Bacia engloba 55.334 quilômetros quadrados, tendo seu uso econômico variado, entre a irrigação, produção de energia e abastecimento das cidades situadas no seu perímetro. Das 16 Bacias Hidrográficas do Estado da Bahia, a do Rio de Contas é a maior inteiramente dentro do Estado, passando por 86 municípios, sendo 10,2% do território estadual.  A bacia compreende os principais afluentes que são: Rio Brumado, Rio do Antônio, Rio Gongogi, Rio Jequiezinho, Rio Gavião, Rio Sincorá e Rio Jacaré.

Redação Ubatã Notícias