Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (Foto: Ubatã Notícias)

Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (Foto: Ubatã Notícias)

Os técnicos da Diretoria de Águas do Instituto de Meio Ambiente da Bahia (INEMA) reuniram-se com os representantes públicos dos municípios de Ubatã, Barra do Rocha, Gongogi e Ibirapitanga, a sociedade civil organizada, Embasa e Ceplac  para apresentar o Plano da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas.

Abrangendo 86 municípios, num raio de 55.334 quilômetros quadrados, o Plano tem por objetivo orientar o desenvolvimento da política Estadual de Recursos Hídricos, como também o conjunto das ações que o Estado da Bahia desenvolverá nos próximos anos com vistas a assegurar o atendimento das demandas atuais e futuras da água de qualidade. “Através das audiências públicas nos, ubatenses, vamos dizer qual qualidade do rio queremos”, explica Wesley Faustino, vice-prefeito e Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Ubatã.

Segundo José George Silva, Coordenador de Recursos Hídricos do Inema, o Plano de recursos hídricos prevê o enquadramento e o cadastramento dos usuários das águas do rio de Contas e seus afluentes, permitindo ao órgão estadual conhecer quem usa as águas e de que forma. Para executar o Plano, o Inema, por meio de licitação, contratou o consórcio Águas da Bahia, formados pela Gama Engenharia de Recursos Hídricos e Água e Solo.

Redação Ubatã Notícias