Audiência
Ubatã FM
Publicidade






Ubatã: Prefeita vai à SEI questionar limites territoriais do município

Atualização do IBGE diminui área de Ubatã de 332 Km²  para 268,239 Km²

Atualização do IBGE diminui área de Ubatã de 332 Km² para 268,239 Km²

A prefeita de Ubatã, Siméia Queiroz de Souza (PSB), esteve reunida, na manhã desta terça-feira (23), em Salvador, com o Diretor de Informações Geoambientais, Antônio José de Freitas, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), tratando dos limites territoriais do município que administra.

A proposta preliminar feita pelos técnicos da SEI, reduz a extensão territorial do município de Ubatã e seus limites junto a Ibirataia, Barra do Rocha, Ibirapitanga e Nova Ibiá. Segundo a prefeita, doze fazendas passariam a pertencer a Ibirataia; duas a Barra do Rocha; cinco para Nova Ibiá e três para Ibirapitanga. “Não vamos aceitar isto e teremos uma discussão com os prefeitos destes municípios para reverter a situação proposta pela SEI”, assegurou a prefeita Siméia Queiroz.

O trabalho é consequência da Lei nº 12.057, que dispõe sobre a atualização das Divisas Intermunicipais do Estado da Bahia, que possibilita a redefinição dos limites territoriais dos municípios da Bahia.  Além da SEI, faz parte do trabalho a Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), presidida pelo Deputado João Bonfim (PDT), e o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo como base a nova legislação vigente.  

ATUALIZAÇÃO DO IBGE REDEFINIU ÁREA DO MUNICÍPIO

Segundo o parágrafo 3º da Lei nº 12.057 “A redefinição dos polígonos e marcos divisórios entre os municípios terão como referência os limites administrativos ora praticados”, o que significa que o município que dá atenção na área passará a ter o domínio. “Ubatã, no mapa oficial de 2009, contava com uma área de 332 Km² e, nos dados do IBGE/2010, consta apenas 268,239 Km², uma diferença para menos de 64,761 Km². Vamos reivindicar esta área que não sabemos para onde foi”, diz a prefeita Siméia Queiroz (PSB).

Redação Ubatã Notícias

2 respostas para “Ubatã: Prefeita vai à SEI questionar limites territoriais do município”

Deixe seu comentário