Audiência
Ubatã FM
Publicidade






Ubatã e Ipiaú são concorrentes no concurso de maior Jequitibá do sul da Bahia

Árvore ubatense tem idade estimada em 500 anos

Árvore ubatense tem idade estimada em 500 anos

Dois seculares jequitibás localizados nos municípios de Ipiaú e Ubatã são fortes concorrentes no concurso “Maiores Árvores da Região Sul da Bahia”, cuja premiação acontecerá na primeira quinzena do mês de dezembro. Promovido pelo Instituto Cabruca, o evento objetiva formatar produtos ecoturisticos e valorizar o tradicional sistema agroflorestal da zona cacaueira. A árvore que concorre pelo município de Ipiaú, localiza-se na Fazenda Segredo. Sua altura total é de 45 metros e 33 centímetros, enquanto a circunferência chega a 9 metros e 20 centímetros. Já a sua altura comercial, que envolve apenas o tronco, é de 34mt80cm. Caso a madeira fosse transformada em pranchas (o que absolutamente está descartado) a volumetria dessa árvore chegaria a 207,46 metros cúbicos.

Pelo município de Ubatã concorre um Jequitibá de 43 metros de altura total e 38 metros de altura comercial. Apresentando uma circunferência de 7m37cm e uma volumetria é de 126,42 m, o exemplar encontra-se na Fazenda Boa Lembrança. Estima-se a idade dessas árvores em torno de 500 anos. Para dar inicio ao “Programa Árvores da Cabruca” foi escolhido como espécie arbórea o Jequitibá. A cada ano será escolhida uma nova categoria de árvore. Em 2014 será a vez do Pau Brasil, em seguida Vinhático (2015) Cedro (2016). O vencedor do concurso deste ano será contemplado com um prêmio de R$20 mil, para o proprietário da área investir em uma trilha de ecoturismo acompanhada de um plano de negócio. (Ceplac e Instituto Cabruca)

1 resposta para “Ubatã e Ipiaú são concorrentes no concurso de maior Jequitibá do sul da Bahia”

  • JONGA ALCÂNTARA says:

    SAMI, ESTÁ ACONTECENDO UM GRANDE EQUIVOCO!! EM IPIAÚ ALGUÉM ESTÁ TENTANDO MUDAR O RUMO DO PROCESSO!! NÃO SEI ATÉ AGORA PORQUE A REDAÇÃO DO “GIRO EM IPIAÚ” ONDE ACABO DE VER, POSTOU ESSA MATÉRIA COM TANTAS INFORMAÇÕES TRUCADAS!!JÂNIO QUADROS DIZIA QUE “FÔRÇAS OCULTAS INVIABILIZAVAM O SEU GOVERNO”, E EU REPITO A MESMA COISA! SÓ PARA LHES INFORMAR, HÁ DIAS ATRÁS, O SR. DURVAL LIBÂNIO, O PRESIDENTE DO INSTITUTO CABRUCA, O ORGÃO QUE ESTÁ PROMOVENDO O CONCURSO, ELE PESSOALMENTE MEDIU COM SE APARELHO E CONSTATOU QUE O O NOSSO JEQUITIBÁ ROSA O ‘SANDÓ DE UBATÔ TEM EXATAMENTE 56 NTS DE ALT. E NÃO 43 COMO ELES PUBLICARAM ! ALGUÉM ESTÁ QUERENDO TIRAR VANTAGEM NISSO !! VAMOS DESCOBRIR QUEM!!UBATà NOTICIAS É NOSSO !!!

Deixe seu comentário