Audiência
Ubatã FM
Publicidade






Ubatã: Taurino Araújo recebe a mais alta honraria concedida AL-BA

Taurino recebe o título na Assembleia Legislativa da Bahia

Taurino recebe o título na Assembleia Legislativa da Bahia

Nascido em Jequié e criado em Ubatã, o jurista Taurino Araújo, doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, na UMSA, Buenos Aires, Argentina, professor universitário, estudioso do Direito moderno e cultor da língua portuguesa, recebeu nesta quinta-feira (29), no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, o Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira. O homenageado também já foi agraciado com o Título de Cidadão da Cidade de Salvador e de Gongogi; recebeu a Medalha Comendador Thomé de Souza (mais alta honraria concedida pela Câmara de Vereadores de Salvador.

“A grandeza da honraria, conferida a apenas cinco pessoas ao longo de exatas duas décadas, impõe que não subestime a sua importância e até descreva, em linhas gerais, o longo caminho das pedras para que chegasse até aqui, principalmente, por ser de alguma importância para meus alunos”, disse Taurino Araújo em seu agradecimento. A honraria insere Taurino Araújo num pequeno rol de ilustres como Waldir Pires, Fernando Sant’Anna, Haroldo Lima, João Cavalcante e Carlos Alberto Dultra Cintra, homenageados nos 20 anos da honraria.

A homenagem, proposta pelo deputado Roberto Carlos (PDT), foi prestigiada por parentes e amigos de Taurino, representantes de entidades ligadas ao Direito, autoridades civis e militares, como a secretária-geral da OAB, Ilana Campos; a secretária-geral do Instituto de Advogados da Bahia, Geovana de Aguiar; o presidente da CBPM, Hari Alexandre Brust, o coronel da VI Região Militar, Luís Garcia; Agenor Sampaio Neto, da Uefs; Jair Cunha Costa, grão-mestre da Loja Maçônica da Bahia; Rosvilson Góes, da Anfip, e o vice-prefeito de Ubatã, Wesley Faustino (PDT). (Ubatã Notícias)

4 respostas para “Ubatã: Taurino Araújo recebe a mais alta honraria concedida AL-BA”

  • O professor Taurino Araújo agradece penhoradamente a repercussão na Bahia, no Brasil e no exterior do Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, mas esclarece que é ainda doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino – Buenos Aires, havendo sido aprovado em todos os módulos de pesquisa, com o Projeto de Tese aprovado à unanimidade e aguardo a defesa da Tese. Em resumo, por enquanto, ainda não é Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais.

  • joão solari neto says:

    Doutorado & samba-enredo

    Na edição de A TARDE de 5 de julho de 2009, enalteci o comentário de Taurino Araújo sobre o desparecimento de Michael Jackson quanto à contradição humana indicada por Freud e ser o homem um amontoado delas, conforme David Hume, considerado “filófoso obtuso”. De lá para cá, passei a me interessar pelo caminho percorrido por esse pensador baiano, recentemente situado como sendo “tema para doutorado e para samba-enredo”, conforme a síntese de Agenor Sampaio Neto.Felicitações aos baianos pela expressão de inteligência e cultura e a Taurino Araújo pelo Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social entregue pela Assembleia Legislativa, 29 de agosto último. JOÃO SOLARI NETTO CURITIBA-PR

  • ana lucia almeida says:

    BENEMÉRITO COMENDADOR,
    Taurino Araújo reúne as cinco qualidades indicadas por ITALO CALVINO que fazem dele uma sumidade enquanto jurista, educador e Cidadão do Mundo. Taurino Araújo é sinônimo de CONSISTÊNCIA, RAPIDEZ, EXATIDÃO, LEVEZA E VISIBILIDADE, traduzida numa bonita homenagem repleta dos mais diversos setores representativos da Bahia.Parabéns, Benemérito Comendador Taurino Araújo ANA LÚCIA ALMEIDA

  • ROBERTO SANTIAGO says:

    Isso mesmo. Advogados criminalistas famosos sempre dão o que falar.

Deixe seu comentário