Reunião entre o ministro e os produtores aconteceu nesta terça-feira.

Reunião entre o ministro e os produtores aconteceu nesta terça-feira.

O deputado federal Geraldo Simões participou, nesta terça, com representantes dos produtores rurais de Una, Buerarema e Ilhéus, de uma audiência com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A pauta era o conflito de terras disputadas por supostos indígenas no Sul da Bahia. o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reafirmou a necessidade de pacificação dos conflitos entre indígenas e produtores rurais.

Mas não garantiu impedir a demarcação da maneira como ela foi proposta pela Funai, com base em um relatório tido como fraudulento e sem bases históricas. Cardoso propôs a criação de uma mesa de negociação entre as partes. A ideia é que os produtores, que há mais de 100 anos são donos das terras, sentem para discutir uma partilha com os invasores que se apresentam como índios. A maior parte foi reconhecida como “índio” baseado em autodeclaração.

Segundo o ministro, foi criada uma Sala de Situação em Ilhéus, pelo Ministério da Justiça e o Governo da Bahia, para articular as operações conjuntas da Polícia Federal, Força Nacional, polícias Rodoviária Federal, civil e militar. No sul da Bahia, onde a Funai elaborou um relatório contestado pelo produtores, demarcando 47 mil hectares para os “tupinambás”, já ocorreram cerca de 100 invasões de terras de pequenos proprietários, sempre com violência. (A Região)