Obras da Barragem do Colônia estão 90% concluídas, segundo governo || Foto Daniel Thame

Obras da Barragem do Colônia estão 90% concluídas (Foto: Daniel Thame)

Duas das três principais obras de saúde e infraestrutura executadas pelo Governo da Bahia no sul do Estado entraram na fase de conclusão, a Barragem do Rio Colônia, em Itapé, e o Hospital Regional da Costa do Cacau, em Ilhéus. Com cerca de 90% dos trabalhos já concluídos, a Barragem do Colônia vai garantir o abastecimento de água da população de Itabuna e atrair novos investimentos, principalmente na área industrial. A obra encontra-se na fase de instalação das comportas. A previsão é de que seja inaugurada em outubro, tendo 124 metros de comprimento e 21,4 metros de altura e capacidade para acumular até 62 milhões de metros cúbicos de água, segundo o Governo Baiano. O valor total de investimento na Barragem do Rio Colônia é de R$ 108 milhões. O projeto inclui a relocação da estrada e de linhas de energia, além da construção de habitações, entre outras obras complementares.

Hospital Costa do Cacau tem previsão de inauguração em setembro || Foto Daniel Thame

Hospital Costa do Cacau deve ser inagurado em setembro (Foto Daniel Thame)

HOSPITAL DA COSTA DO CACAU

Com a parte estrutural já concluída e em fase de aquisição de equipamentos, o Hospital Regional Costa do Cacau deve ser inaugurado também neste segundo semestre. Localizado às margens da Rodovia Ilhéus-Itabuna, o hospital contará com 184 leitos de internação, sendo 20 de UTI adulto e 10 de UTI pediátrica, além de 36 leitos de observação na urgência e emergência, nesta primeira etapa. Contará ainda com unidade de Bioimagem para a realização de exames de diagnóstico, contemplando os serviços de raio-x, tomografia e ressonância magnética, gerida por meio da Parceria Público-Privada (PPP) de Diagnóstico Por Imagem do Estado da Bahia. A unidade médico-hospitalar de média e alta complexidade tem, entre obras e equipamentos, investimentos de R$ 100 milhões do Governo da Bahia. Funcionará 24 horas e será centro de referência em saúde, beneficiando cerca de 780 mil habitantes de Ilhéus, Itabuna e outros 26 municípios do sul do estado.

Ponte estaiada em Ilhéus deve ser entregue em 2018 (Foto: Divulgação)

Ponte estaiada em Ilhéus deve ser entregue em 2018 (Foto: Divulgação)

PONTE CENTRO-PONTAL, EM ILHÉUS

Primeira ponte estaiada da Bahia, a construção da nova ponte Ilhéus-Pontal segue em ritmo acelerado, com 21% da estrutura de engenharia concluída. A ponte terá 533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura, com passeio, canteiro central, pistas duplas nos dois sentidos e uma ciclovia. O sistema viário terá 2,74 quilômetros e vai dar fluidez ao tráfego diário de 8,5 mil veículos. A nova ponte, que deve ser entregue em 2018, vai beneficiar habitantes dos municípios de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca, além de favorecer o turismo na região. (Pimenta)