Manifestação esteve no Hospital César Monteiro Pirajá (Foto: Ubatã Notícias)

Familiares e amigos da jovem Karina Silva Ferreira, de 16 anos, realizaram, na tarde desta sexta-feira (22), uma manifestação cobrando rigor na apuração da morte da jovem (lembrar), ocorrido no último dia 06 de julho. A família acusa a equipe responsável pelo atendimento da jovem de negligência. A manifestação seguiu da Várzea, onde residia a jovem, foi ao Hospital César Monteiro Pirajá, percorreu algumas das principais avenidas do município e chegou a interditar, por alguns minutos, um trecho urbano da BR-330. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Ubatã informou que afastou os profissionais responsáveis pelo atendimento e abriu sindicância para apurar o caso. Ainda na nota, a Secretaria de Saúde repudiou a utilização político-partidária do fato ao lembrar que um locutor, um carro de som e um pré-candidato a vereador – todos ligados à oposição – estavam à frente da manifestação. (Ubatã Notícias)

Nota da Prefeitura de Ubatã

A Secretaria Municipal de Saúde informa que vê como legítima a manifestação de familiares e amigos ocorrida na tarde desta sexta-feira (24) sobre a morte da adolescente Karina Silva Ferreira, de 16 anos, que foi a óbito em 06 de julho no Hospital César Monteiro Pirajá após apresentar quadro de insuficiência respiratória. A Pasta de Saúde informa que os profissionais que participaram do atendimento da jovem foram afastados após a Secretaria de Saúde tomar ciência do fato. A medida não visa criminalizar e tampouco rotular os profissionais, mas garantir uma apuração justa e equilibrada.

Por outro lado, a Secretaria de Saúde manifesta repúdio pelo claro aproveitamento político-partidário do fato. Opositores, de forma rasteira, covarde e insensível, aproveitaram-se da dor alheia e infiltraram-se na manifestação, dando um tom que, evidentemente, não era o pretendido pelos familiares.

A Secretaria de Saúde entende a dor dos familiares pela perda prematura da jovem, mas ressalta que além de afastar profissionais, instaurou procedimento para apurar o fato. A Pasta de Saúde se coloca à disposição da comunidade para quaisquer esclarecimentos.

Bárbara Santiago – Secretária Municipal de Saúde