Professor Dr. Vicente Casali

Graduado em Agronomia, Mestrado Fitotecnia (Viçosa) e Doutor em Genética de Plantas pela Universidade PURDUE, nos Estados Unidos. É professor Titular da Faculdade Federal de Viçosa

UN – Professor Vicente, qual a razão de Ubatã ter sido escolhida para sediar o encontro sobre Plantas Medicinais e Qualidade de Vida, encontro este que acontecerá entre os dias 01 e 03 de julho?

Professor Vicente – A razão é que pessoas de Ubatã estavam presentes no encontro anterior. Como perceberam que o tema é muito relevante, fizeram um esforço para trazer o encontro para a cidade. A grande responsável foi Railda.

UN – Qual o impacto e visibilidade que um encontro como este traz para Ubatã?

Professor Vicente – A divulgação foi feita em todo o estado da Bahia, dirigida às pastorais da saúde, secretarias de educação e os sindicatos de trabalhadores rurais, no entanto qualquer segmento da sociedade pode participar. Assim, o nome da cidade ficará em evidência.

UN – Qual a relevância de um encontro como este para a sociedade?

Professor Vicente – Bem, o objetivo inicial é resgatar a prática do uso das plantas medicinais, e as pessoas voltarem a buscar práticas naturais de saúde. Essas práticas vêm sendo perdidas ao longo dos anos, e este encontro é uma tentativa de resgate.

UN – Qual a expectativa de público e de conhecimento para o encontro?

Professor Vicente – O público esperado é de cento e cinquenta pessoas. Além do conhecimento voltado para as práticas medicinais, espera-se que cada pessoa que participe do encontro seja um multiplicador, haja vista que o conhecimento adquirido precisa ser partilhado.

UN – Professor, em nome da comunidade ubatense, gostaríamos de agradecer a você e a Railda por otimizar a realização deste encontro de grande relevância para a sociedade local.

Professor Vicente – Obrigado. E sejam todos bem vindos ao encontro! Caso queira mais informações sobre o encontro, entrem em contato com Railda – bulhoesrailda@gmail.com – Um abraço carinhoso a todos.